sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Foram 20 minutos de chuva e olha o resultado

A forte chuva que caiu em Mauá, mais precisamente nas imediações do Jardim Rosina e Vila Magine, durante cerca de 20 minutos, foi suficiente para deixar sua marca, as enxurradas e o alagamento de movimentadas ruas da localidade.


Isto indica que a cidade não está preparada para passar por chuvas prolongadas a exemplo do que ocorre em regiões como Santa Catarina e Minas Gerais, que estão sendo assoladas pelas águas de verão que inundam vias e destroem casas e comércios, deixando um rastro de destruição e desamparando a população.



Infelizmente a natureza está somente respondendo aos maus-tratos que ela sofre diariamente como por exemplo, o desmatamento das florestas, a poluição de rios e lagos, a extinção de espaços com terra para absolverem as águas das ruas, entre outras ações devastadoras que os homens insistem em praticar para terem a chamada comodidade da modernidade de uma sociedade cada vez mais capitalista.


Uma maneira que provavelmente surta efeitos benéficos para acabar com este quadro danoso de nossos tempos é a educação ambiental para crianças em fase escolar, uma vez que elas levarão seus ensinamentos para casa, corrigindo hábitos errôneos dos adultos em suas casas. Somente a conscientização de que a natureza deve ser preservada poderá impedir que assistamos atônitos a ação da natureza respondendo ao desrespeito humano e o descaso de governantes com o meio ambiente.