quarta-feira, 13 de maio de 2015

Abolição da Escravatura ou Abolição da Discriminação Racial no Brasil?



Hoje é comemorada no Brasil a dita “Abolição da Escravatura” no Brasil.
Mas em pleno século 21 será que realmente os negros estão libertos dos preconceitos que se refletiam nas chibatadas e outros castigos físicos e isolamento social, falta de direitos de outrora  ou a sociedade passou a utilizar-se de preconceitos velados que assolam diariamente em palavras, gestos, ações discriminatórias como são vistas ou sentidas pelos negros em seu cotidiano?
Sim, este dia é não somente para nós negros pensarmos, mas toda a sociedade brasileira que se diz livre de preconceitos, mas que na primeira oportunidade não titubeiam em acusar, maltratar com palavras, discriminar a um irmão que tem tão somente de diferente a cor de pele.
Mas não me furto de falar dos próprios negros que ainda não se conscientizaram de que são negros, que não aceitam suas características físicas, sua cultura, sua origem e insistem em “branquear” a raça assumindo cabelos lisos a base de tratamento químicos, procurando parceiros e parceiras brancos, para estarem no padrão social aceitável. É estranho falar que os negros também são preconceituosos com a própria raça, afinal o Brasil é um país de miscigenação e que a população é composta em sua maioria de negros vindos da África. Infelizmente ainda ouvimos no dia a dia: “Eu não sou negra/negro, sou moreno chocolate, pardo, morena clara” e outros padrões de cor vazios e sem fundamentos, pois independente da pele ser uma tonalidade mais clara ou mais escura somo negros e temos que nos orgulharmos disso e não simplesmente nos escondermos atrás de uma máscara preconceituosa, baixando ainda mais nossa autoestima. Quando perguntados qual sua raça não devemos vacilar, a resposta deve ser firme e dizer ou escrever: Negra/Negro, pois somente desta forma deixaremos de ser uma raça subjulgada e explorada por uma minoria dita branca, somente com esta postura galgaremos posições igualitárias dentro de uma sociedade brasileira que não se detêm em discriminar homens e mulheres da raça negra.
Ao invés de comemorarmos esta data 13 de maio, vamos utilizá-la para iniciarmos um processo de eliminação da discriminação racial de nosso país, um Brasil que é composto de tantas raças e cores que canta e encanta a todos com suas belezas naturais com o sorriso de seus habitantes. Não sejamos conhecidos e lembrados por atos discriminatórios de pessoas negras, mas sim, pela aceitação das diferenças raciais, do amor ao próximo.

Deixo aqui um pensamente de um homem admirável que lutos pelos negros: “Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos.” -  Martin Luther King