terça-feira, 27 de julho de 2010

Vila dos encantos, vila dos encantados...Paranapiacaba



O que dizer de um lugar que dá a oportunidade de nós, filhos do asfalto e do concreto, de termos contato direto com as verdes matas, espécies de animais que estão em extinção e com a paz e tranquilidade de um lugarejo que parece ter parado nos tempos de outrora. Esta a cidade de Paranapiacaba.

Nos últimos três finais de semana de julho aconteceu o Festival de Inverno de Paranapiacaba de 2010, época propícia para que muitas pessoas que moram distante ou mesmo em cidades vizinhas, pudessem conhecer o local e admirar suas belas paisagens.
O local oferece bem mais que um espaço para shows, o visitante encontra em Paranapiacaba trilhas com belas cachoeiras e vegetações riquíssimas, uma estação ferroviária com direito a Maria Fumaça, Museus do funicular e do castelo, a Igreja, casas de madeira e geminadas e outros locais que devem ser visitados. Tudo em perfeita harmonia com a mãe natureza.









Para quem gosta de caminhar uma dica muito legal ir até a Fazenda Taquarussu, que poucas pessoas conhecem, mas que para o visitante é um passeio imperdível. Para chegar lá a pé gasta-se aproximadamente 1 hora, em uma caminhada calma para admirar a bela paisagem local.
A Fazenda Taquarussu é vizinha de Paranapiacaba, localizada no município de Mogi das Cruzes.



É uma antiga fazenda de eucaliptos que abastece comerciantes na região. O proprietário, Sr. Sirio Begliomini, chegou à mesma em 1939, com 14 anos de idade. Sempre se lembra deste ano devido ao início da II Guerra Mundial. Informa que a mesma forneceu lenha e carvão para as máquinas em Paranapiacaba durante o conflito, pois a Inglaterra não estava em condições de exportar o carvão mineral. Aqui na vila também se diz que os ingleses não queriam que a extração fosse por aqui, e daí o trouxeram de lá.




É um local agradável, com uma bonita capela, reformada em 2007, junto a um jardim. Possui um grande, com peças históricas ao redor.
Há um chalé para locação.



Pés de cambuci podem ser apreciados, e o fruto está disponível para os visitantes. É permitida a realização de piqueniques.



Há poucos moradores, que podem prestar alguma informação sobre o local. Para os apreciadores há uma das melhores pingas de cambuci da região.