domingo, 30 de novembro de 2008

Famílias desabrigadas e mortos são cenários da tragédia em Santa Catarina


Infelizmente mais uma vez vemos uma triste realidade em nosso país. A catástrofe ocorreu dessa vez no estado de Santa Catarina, onde fortes chuvas causaram enchentes que desabrigaram e mataram pessoas em vários bairros catarinenses.

Famílias perderam imóveis, móveis, carros, entre outros objetos adquiridos com muito suor ao longo de suas vidas, adquridos com muito trabalho. Mais uma vez a vilão da história foi as enchentes advindas das fortes chuvas. Mas, ao observarmos com mais atenção este triste episódio fica um alerta: o país não está preparado para pequenas ou grandes calamidades climáticas, pois poucos dias de chuvas fortes foram o suficiente para acabar com a vida inteira de trabalho e luta de um povo, neste caso foram os catarinenses, mas em outras ocasiões moradores de localidades como São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, região Norte e Nordeste do país, também sofreram com os mesmos problemas.

Por que as autoridades sabedoras de que, esta época do ano é propícia a grandes enchentes, não tomam providências cabíveis para que tristes fatos como o ocorrido em Santa Catarina fiquem de fora das manchetes de jornais, rádios, internet e tv do mundo inteiro? Será que é preciso morrer inúmeras pessoas a cada reviravolta climática para que autoridades tomem providências? Olhando para estes últimos acontecimentos fica claro que os governantes não costumam utilizar expedientes de prevenção, mas sim, de ajuda a grandes catástrofes, como uma maneira de parecerem os “bonzinhos” da história.

Mas uma vez o povo brasileiro demonstra sua capacidade para ajudar ao próximo. Nos últimos dias empresários, pessoas comuns, enfim todo povo se mobilizaram para ajudar as vítimas das enchentes de Santa Catarina. Isso prova o grande coração do povo brasileiro para com seus irmãos necessitados. Foram abertas contas correntes para angariar fundos no intuito de reconstruir casas para os desabrigados. Além de grande quantidade de caminhões que estão se dirigindo para o estado catarinense com o objetivo de entregar os donativos como: roupas, água, remédios, alimentos e outros itens de necessidade para os desabrigados. Isso é solidariedade!

Quem dera esta fosse a última tragédia enfrentada pelos brasileiros, mas se depender dos governantes, infelizmente muitas outras catástrofes ainda ocorrerão por pura omissão e desrespeito com aqueles que trabalham e constroem um país chamado Brasil.

Nenhum comentário: