sexta-feira, 25 de junho de 2010

Exposição no Museu da Língua Portuguesa: Menas,o Certo do Errado, o Errado do Certo

No último dia 24 de junho fui à exposição Menos, o certo..., no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Fiquei extasiada com a grandiosidade do local e com a importância da exposição sobre a língua portuguesa em questão.
Por meio de muitas frases, cartazes, livros e vídeo entendemos que nossa língua está em constante mutação e que não somos “donos” dela como queremos e pensamos. A exposição nos faz refletir sobre como a língua falada e escrita se transforma em seu dia-a-dia, variando de região para região, de pessoa para pessoa, de moda para moda, enfim, ela vai seguindo seu fluxo retirando e inserindo palavras de nosso vocabulário.
Acredito que esta exposição seria de suma importância para todos os brasileiros, que deveriam vê-la, mas sei perfeitamente que isso é uma utopia e poucas pessoas o fizeram, alguns por falta de tempo, outros de conhecimento, outros por falta de interesse, afinal estamos em plena época de Copa do Mundo e daí para o português, “nóis é brasileiros e falamos errado mesmo”, paciência.
Mas é um pecado estudantes de Letras ou professores de Português não irem à exposição (termina dia 27/06) e custa apenas R$ 3,00 (estudante e professores), pois os alunos perdem uma excelente oportunidade de adquirem mais conhecimento sobre a língua e os professores de fazerem reflexões junto com seus alunos sobre o idioma materno.
Mas enfim eu fui como estudante de Letras e como jornalista e amei a Exposição, afinal menas é mais...

Confiram algumas fotos da exposição:





Nenhum comentário: